PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O presente plano tem como objetivo a apresentação do atual panorama da gestão de resíduos sólidos do município de Realeza – Paraná. Tal ação se da através da classificação dos diferentes tipos de resíduos gerados no município, além da quantificação dos mesmos e da indicação do destino dado a cada uma dessas classes de resíduos.

Ao se considerar os possíveis impactos gerados por uma má gestão dos resíduos sólidos urbanos, percebe-se a necessidade de implantação um sistema efetivo de gestão dos mesmos, possibilitando além da preservação dos recursos naturais, a geração de inúmeros benefícios socioambientais, como a melhoria na qualidade de vida da população e até mesmo a inclusão social dos agentes envolvidos com a recuperação desses materiais.

Baseado no diagnóstico do gerenciamento de resíduos municipais, a administração municipal deve buscar uma melhoria contínua em todas as etapas abrangidas no processo, ou seja, na geração, acondicionamento, coleta, transporte e disposição final do material, optando pela alternativa mais eficiente em cada etapa.