Realeza, 20 de setembro de 2020 - Paraná - BR

Realeza – Jiu Jitsu Infantil rende medalhas, sorrisos e troféu

Ocorreu no último domingo, 13 de setembro de 2015, a Copa Armazém dos Óculos de Jiu-Jitsu Kids, realizado na praça Walnir Bottaro Daniel, em São Miguel do Oeste – SC. O campeonato permitiu a participação de crianças e adolescentes de até 15 anos, sendo que foram organizadas chaves de lutas, respeitando-se em um primeiro momento os seguintes critérios: a idade, faixa e peso. Quando uma das crianças atletas não tinham uma compatibilidade de peso, faixa e idade, com autorização dos responsáveis e observando-se principalmente a proporcionalidade de peso e tempo de prática, pode-se “casar” lutas.
A competição envolveu 80 atletas, dentre esses, 16 atletas (2 meninas e 14 meninos) do Dojô de Jiu Jitsu que representaram a cidade de Realeza e a Academia Araújo Jiu Jitsu / Ataque Duplo, orientados pelo mestre Alexandre Teixeira Araújo e pelo Instrutor Emerson Martins. No Dojô de Jiu Jitsu atuam como auxiliares de instrução da prática de Jiu Jitsu os/a atletas Felipe Burile (turma vespertina), Dionatan Basso e Jessica Pauletti (turma Noturna). Faz-se importante lembrar que parte das crianças atletas, 9 delas, participam do projeto social (turma vespertina) em parceria com a Escola Municipal Universidade da Criança, de Ensino Fundamental. Para muitas delas, foi o primeiro campeonato que participaram, a empolgação era evidente. Pode-se notar uma intensa interação entre os/as atletas mirins, tanto entre as duas turmas do Dojô de Jiu Jitsu, quanto com as demais acadêmias participantes.
Dos 16 atletas mirins, 12 foram campeões ( Vitor de Aguiar, Igor Samuel, Rafael Siminhuk, Djony Benvenutti, Eduardo Lotici, João Pedro, Alysson Schmitt, Willian Cordeiro, Gabriel Cardoso, Endrio Jose, Iza Franco e Joice Zanco), 3 vices-campeões (Junior Lo, Lucas Jacinto e Luis Cecatto) e 1 terceiro colocado (Gabriel Pinto Neto Falci Mota). Essas conquistas renderam à Academia Araújo Jiu Jitsu o troféu de terceira colocada na classificação geral, das cinco equipes participantes.
O evento foi organizado pela Associação de Jiu-jitsu do Oeste Catarinense (AJJOC), pelo presidente e professor Adinan Campos, da equipe Elite Jiu-Jitsu. Conforme o professor Adinan, o campeonato objetivava estimular a prática desportiva do Jiu-jitsu e permitir o envolvimento das academias em uma perspectiva educativa.
Os atletas agradecem às famílias que apoiam a prática desse esporte, à prefeitura municipal, à Universidade da Criança e ao Rotary Club, pelo apoio nesta competição. Salientamos que o Jiu Jitsu se baseia nos princípios do equilíbrio, no uso dos sistemas de articulação do corpo e das alavancas, é um esporte que permite desenvolver habilidades corporais (aumento de resistência, concentração, memória, tônus muscular) e de valores entre os praticantes e na sociedade de forma geral, como respeito, admiração, autonomia e alteridade (reconhecimento de que somos interdependentes dos outros/as). As aulas de Jiu Jitsu ocorrem em diversos horários aqui em Realeza, no Centro Egon, no segundo piso, no Dojô de Jiu Jitsu e toda comunidade está convidada a conhecer o espaço e esse esporte.