Realeza, 19 de outubro de 2021 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

PREFEITURA CUSTEIA CIRURGIA DE PTERÍGIO E CESSA FILA DE ESPERA

N
A Prefeitura de Realeza, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ASSR – Associação Regional de Saúde do Sudoeste do Paraná, custeou diversas cirurgias de pterígio (carninha no olho). O investimento total foi de R$ 5.953,50.
Dez pacientes foram beneficiados que estavam na fila de espera há mais de um ano.
Os pacientes foram levados, na última quarta-feira, 03, para o Instituto de Visão do Sudoeste – Cataratas, em Dois Vizinhos para realizar o procedimento.
João Carlos dos Santos, Secretário Municipal de Saúde destacou a importância deste investimento que a gestão púbica fez. “Muitos estavam aguardando ansiosos por uma vaga para fazer essa cirurgia e a Prefeitura, custeando o procedimento, conseguiu acabar com a fila de espera”, frisou.
O Secretário adiantou ainda que os atendimentos de Oftalmologista serão retomados nos próximos dias. “Já conversamos com um médico oftalmologista referência na região, Dr Eduardo De Toni, e ele irá atender a população de Realeza ainda neste mês. Assim que formalizarmos a parceria iremos abrir as vagas para as consultas”.
O QUE É O PTERÍGIO
Também chamado de “carninha do olho”, o pterígio (CID 10 – H11. 0) é o crescimento de um tecido avermelhado na superfície de um ou dos dois olhos. Geralmente, essa membrana começa a se desenvolver na parte branca do olho, chamada de esclera, e vai em direção à córnea, podendo provocar o comprometimento visual.

Skip to content