Realeza, 26 de outubro de 2021 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

IPTU E ALVARÁ 2021 JÁ ESTÃOS DISPONÍVEIS


A partir do dia 10 de fevereiro, os contribuintes do ALVARÁ e IPTU 2021 já podem retirar as guias para pagamento.
Neste ano, a data para pagamento de cota única foi prorrogada para o dia 31 de março. Além deste benefício, os munícipes que pagarem à vista, terão desconto de 15% (nos anos anteriores era 5%).
Para os moradores que preferirem parcelar, terão a oportunidade de quitar o IPTU em até 6 vezes a partir do mês de março.
Nos casos do Alvará, a lei não permite desconto, desta forma será mantida a prorrogação da data do pagamento.
As taxas de IPTU e ALVARÁ estão disponíveis no site da Prefeitura www.realeza.pr.gov.br e no Departamento de Tributação da Prefeitura.

REAJUSTE
A Lei Municipal de 2010, prevê reajuste do IPTU e Alvará baseado no índice econômico IGPM. Este índice teve reajuste de 23,14% em 2020.
Para amenizar este aumento, ainda mais em tempos de pandemia, o Prefeito Paulo Bateria, o Secretário de Finanças, Evandro De Nez, e o Assessor Jurídico Dr Rodrigo Crippa, buscaram soluções legais para repassar a população o mínimo de aumento possível.
Desta forma, foi decretado desconto de 15% para pagamento em cota única e parcelamento em até 6 vezes.
Caso o IGPM continue aumentando neste ano, a Secretaria de Finanças já se propôs a levar à Câmara de Vereadores uma alteração na Lei Municipal para que os contribuintes não sejam penalizados com grandes reajustes, nos próximos anos.
O AUMENTO NA PRÁTICA (SIMULAÇÃO)

Skip to content