Realeza, 19 de outubro de 2021 - Paraná - BR

ENTREGA DE TRATORES DO PROGAMA TRATOR SOLIDARIO EM REALEZA

O programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a Agricultura Familiar do Estado do Paraná foi criado em 2009, desde lá, solidificou-se a parceria entre a Seab, atual IDR-Paraná, a Fomento Paraná, agentes financeiros, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas e suas respectivas lojas.

O município de Realeza, apesar de produção diversificada, tem o grão como a principal vocação. Uma área de lavouras com 19.500Ha, sendo 16.200Ha de soja, seguido de milho, feijão e trigo no inverno. Nos últimos anos o cultivo de safrinha ganhou força, devido ao favorecimento do regime pluviométrico e baixa frequência de geadas. Com maior intensidade de uso de solo, as janelas para operações agrícolas tornaram-se curtas, havendo a necessidade de ampliar o número de tratores, plantadeiras e demais equipamentos auxiliares a plantios e colheitas. Outro fator é a necessidade de trabalhar com tratores cabinados, oferendo maior conforto e menor exposição a agrotóxicos durante as aplicações como determina a legislação para determinados produtos, somado a menor oferta de mão de obra e necessidade de maior produtividade do trabalho.

Neste cenário celebramos a entrega do Trator Nº 100, para marcar a importância do Programa que tornou-se Politica Publica de Estado, fortalecendo a agricultura local, pois o valor financiado está protegido pelo sistema de equivalência produto, mecanismo amparado por recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). Além de os preços ficarem de 10 a 15% mais acessíveis, de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenosprodutores.

Os produtores de Realeza acessaram o programa, chegando a 107 Tratores, sendo possível afirmar que mais de 60% das propriedades estão plenamente mecanizadas. Com área media em torno de 38,0Ha, predomina a agricultura familiar, com efeitos positivos na sucessão familiar, visto que os filhos vêm assumindo as atividades, com novas perspectivas de acesso à tecnologia, melhora de produtividade e consequentemente renda.

Nessa sexta-feira, 21 de maio de 2021 foram entregues 5 tratores do Programa Trator Solidário no município de Realeza para os seguintes agricultores: Alice Tonello Lotici (que recebeu o trator de n° 100), Deoclécio Luiz Giacomelli, Guilherme Miguel Panoncelli, João Eloi Hagemann e José Paulo Dalposso.

Na ocasião da entrega dos tratores estiveram presentes autoridades municipais como o Prefeito Paulo Casaril, os técnicos do IDR-PR de Realeza: Cesar Paz, Odir Basso e Jayme Taube, e parceiros como a Secretária de Agricultura Michele dos Santos, o presidente do CMDR Francisco Lima, o gerente do Banco do Brasil Luiz Carlos Lourenço , o gerente da Taisa Evandro Zamboni com respectivos funcionários. A chefe da SEAB-PR Denise Adamchuk representou o Secretario de Esdado Norberto Ortigara.