Secretaria de Saúde de Realeza Promove Evento ao Dia Mundial da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Realeza promoveu evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde na quinta-feira (07), na Praça Central, a programação aconteceu das 9 horas às 19 horas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948 criou o Dia Mundial da Saúde devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A OMS neste ano focou a diabetes, que está aumentando rapidamente em muitos países. Uma grande porcentagem dos casos de diabetes pode ser prevenida, tem tratamento e pode ser controlada. A gestão da doença também previne complicações.

O prefeito Milton Andreolli, destacou que além de incluir o tema diabetes, outras informações foram levadas ao público, como: dengue, zika, chikungunya, e gripes. Além de orientações e palestras com sobre prevenção.

Segundo a secretária de saúde de Realeza, Eliete Pimenta, o objetivo do evento foi levar para a praça os serviços diários do departamento, alertando para os cuidados com a saúde, principalmente na prevenção de doenças.

Entre as atividades realizadas no dia foram feitas pela equipe de Odontologia orientações sobre doenças periodontais x diabetes. A Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza com o curso de Nutrição orientações sobre alimentação x diabetes.

Equipe de Fisioterapia com orientações sobre o pé diabético. Equipe de Enfermagem com testes de glicose, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre câncer de mama e preenchimento de formulário para posterior agendamento de mamografia, e orientações sobre H1N1;

A Secretaria Municipal de Assistência Social com o Projeto Cuide-se. Secretaria Municipal de Educação com a visitação de alunos da rede pública de ensino, alunos da rede particular também visitaram o evento. Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a equipe de Vigilância Sanitária: orientações sobre inspeções sanitárias no âmbito alimentar.

A Pastoral da Criança com distribuição de mudas de plantas medicinais no Centro de Pastoral Cristo Rei. Rotaract com distribuição de sementes de crotalária e ponto de coleta de pilhas. CAPS com oficinas terapêuticas. E simulações com a Defesa Civil/Bombeiros Comunitários de Realeza e SAMU 192, entre outros.

Fonte: Jornal Liberal