Notícias

Realeza, PR °min °max

Secretaria de educação de Realeza entrega brinquedos e parquinhos

A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Realeza realizou neste mês entregas de brinquedos didáticos e playgrounds (parquinhos).

Os brinquedos didáticos foram entregues a todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais, e Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, além de playgrounds (parquinhos) para diversão das crianças.

Os parquinhos também foram instalados na Escola Municipal Vereador Guerino Lotici, Escola Municipal Universidade da Criança, Comunidade da Linha Santa Terezinha, na Praça do Jardim Marchese e no Lago Municipal. Os CMEIs e Escolas Municipais também receberam pinturas novas em suas faixadas e salas de aulas.

A Secretária de Educação de Realeza, Leocárdia Andreolli, explica a importância dos materiais e parquinhos no desenvolvimento dos alunos:

”Na educação/cuidado das crianças pequenas é importantíssima a criação de um ambiente aconchegante, seguro e ao mesmo tempo estimulante que permita e favoreça a interação da criança com a turma e com os educadores.

Para que o ambiente seja significativo e envolvente é preciso dispor de uma atmosfera lúdica. Sabe-se que o brincar é uma ação privilegiada no desenvolvimento humano, principalmente na infância.

Em um de seus livros Janet Moyles enfatiza que educadores, principalmente os envolvidos na educação e cuidado de crianças pequenas, precisam entender o significado de brincar.

Precisamos estar convencidos de que o brincar tem méritos não de atividades secundárias para ser realizada pelas crianças depois de terminarem seu ”trabalho”, mas de atividade principal.

De acordo com a concepção de ensino e o que é essencial para a aprendizagem de nossas crianças, procuramos ampliar, organizar e favorecer um ensino eficaz e ao mesmo tempo estimulante aos pequenos.

Além de preocupar-se com as concepções de ensino estabelecidas pelos documentos que regem a Educação Nacional, devemos estar atentos com o bem estar e estímulo de nossas crianças, pois não há nada mais emocionante e gratificante que ver o sorriso de nossos pequenos”, conclui.