SAMU deve iniciar atividades em novembro no Sudoeste

Durante assembleia realizada nesta semana em Francisco Beltrão, ficou definido pelos integrantes do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência), que o início das atividades do Samu 192 na região será no dia 05 de novembro. A decisão foi tomada mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo Ciruspar, que ainda não recebeu todos os valores devidos pelos municípios associados.

De acordo com o prefeito de Bom Sucesso do Sul e presidente do Consórcio, Elson Munaretto, não há mais tempo hábil, isso por que os funcionários já foram contratados e estão recebendo salários. Ele aguarda o repasse de recursos por parte dos municípios que se encontram inadimplentes, caso contrário serão acionados judicialmente pelo Ministério Público.

Outro assunto discutido na Assembléia foi em relação ao atraso nas obras das unidades em alguns municípios. Quanto a isso, Munaretto afirmou que o serviço não deve ser comprometido, enquanto as obras são concluídas a unidade mais próxima pode dar o suporte necessário.

Em Realeza, as instalações do SAMU estão prontas, funcionando junto com os Bombeiros Comunitários (Defesa Civil). A partir do dia 05, o Serviço de Urgência atenderá pelo telefone 192. E ocorrências dos bombeiros pelo (46) 3543-2901.

(Com informações de Evandro Artuzi)