Notícias

Realeza, PR °min °max

Reunião Hipoclorito de Sódio

Nesta quinta-feira dia 02/11/2011 a 8ª Regional de Saúde, através da Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde, reuniram os técnicos responsáveis pela Vigilância da Qualidade da água e da Atenção Primária em Saúde para discutir uma nova proposta de trabalho para distribuição de hipoclorito de sódio para o tratamento de água de famílias que não possuem acesso à água tratada (de rede de abastecimento ou solução alternativa coletiva).

A Farmacêutica-Bioquímica Laura Fregonese Antunes, responsável pelo laboratório de água da 8ª RS, discorreu sobre a situação da qualidade da água da região e sobre a nova proposta de distribuição do hipoclorito de sódio as famílias que não possuem acesso à água tratada.

A falta de tratamento da água possibilita a transmissão de várias doenças, como a Hepatite tipo “A”, parasitas, entre várias outras, possibilitando a ocorrência de surtos de doenças de veiculação hídrica.

A região possui uma média (2008 a 2010) de 6,17 internamentos por mil habitantes relacionadas a doenças infecto-parasitárias e diarréias agudas enquanto o Estado do Paraná, no mesmo período, apresentou a média 2,57. Em parte isto se explica por haver na região uma considerável população rural, sem acesso à água tratada.

O aumento no acesso a água tratada colaborou significativamente para a redução deste tipo de internação, mas a manutenção das caixas de água, com limpeza semestral, proteção de fontes, e instalação de redes alternativas com tratamento também colaboraram na redução da transmissão de doenças pela água.

Os técnicos do controle de água e da atenção primária em saúde dos municípios irão proceder a um novo levantamento para identificar as famílias que não possuem acesso à água tratada para fornecer o hipoclorito para o tratamento e/ou orientar quanto ao uso correto do hipoclorito.