REALEZA PARTICIPA DE CURSO OFERECIDO PELO CECANE – PR

O município de Realeza, através da Secretaria de Educação, está participando do Curso: “Ciclo de Atualização em Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional” oferecido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná – CECANE PR, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e da Universidade Federal do Paraná – UFPR, em Curitiba. O curso tem como objetivo contribuir no exercício multiprofissional de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito escolar, com foco no fortalecimento e ampliação de ações de Educação Alimentar e Nutricional.

Para participar desse curso foi realizado um processo seletivo entre os 399 municípios e Gestão Estadual do Paraná, foram disponibilizadas 68 vagas para as entidades executoras selecionadas, sendo Realeza uma das classificadas.

A nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAE, Mayara Borsa e a pedagoga e presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Jussani Souza Netto, estão participando do curso que acontece mensalmente, em Curitiba. Ao longo do ciclo será realizado um projeto que deve ser desenvolvido no ambiente escolar do município, sendo esse um dos requisitos para obtenção da certificação.

Uma das professoras do curso é a mestre Regina Lang que atua no Departamento de Nutrição do setor de Ciências da Saúde da UFPR, no CECANE – PR, uma parceria entre FNDE e UFPR, coordena também o projeto de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) a partir do apoio ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Câmara Governamentail Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) com a realização de assessorias para a elaboração de políticas públicas e ações de capacitação, mobilização e comunicação.

Mais uma vez o município se destaca em busca de melhorias para a alimentação escolar.