Realeza, 23 de outubro de 2018 - Paraná - BR

Realeza antecipa e apresenta plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

Dia 02 de agosto, quinta-feira, encerrou o prazo limite para que Estados e municípios concluam planos, estaduais e municipais, de gestão de resíduos sólidos, caso pretendam pleitear recursos federais para investir no setor. A determinação foi instituída pela Lei n° 12.305/2010, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Realeza, Maicon Dal Molin, o município já possui o plano elaborado e protocolado junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) há mais de três anos.

O plano tem por objetivos promover a sustentabilidade econômica das operações; preservar o meio ambiente; preservar e promover a qualidade de vida da população; contribuir para a solução dos aspectos sociais envolvidos com a questão; facilitar a participação da população na questão da limpeza urbana da cidade, para que se conscientize das várias atividades que compõem o sistema e de seu papel como agente consumidor- gerador de lixo; preparar equipe de professores e profissionais como multiplicadores dos trabalhos de conscientização.

Pela lei, até 2014, todos os lixões estarão desativados e os rejeitos de todo o país devem ser encaminhados para aterro sanitário.