Notícias

Realeza, PR °min °max

Projeto Orientação Vocacional de Realeza faz visitas em instituições de Ensino Superior da região

O Projeto OVP – Orientação Vocacional e Profissional executado pela Administração Municipal e coordenado pelo psicólogo Emerson Sgarbossa, através da secretaria de Educação e Assistência Social, com a participação de alunos de 14 a 16 anos dos colégios estaduais 12 de Novembro, Dom Carlos Eduardo e João Paulo II que frequentam o Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, tem como objetivo orientar os adolescentes de acordo com suas características e personalidades, sobre profissões e áreas de possível interesse do estudante. Visando abordar e integrar, de maneira dinâmica, informações sobre o mundo do trabalho e questões referentes ao autoconhecimento do aluno, através de ações que o aproximem da realidade do curso superior e do mercado de trabalho, preparando-o para fazer as suas próprias escolhas diante de tantas possibilidades.

Diante disso, nas últimas semanas, o projeto visitou as IES – Instituições de Ensino Superior da Região oeste e sudoeste do Paraná, com objetivo de conhecer a instituição e também o funcionamento dos cursos e do processo seletivo (ENEM e Vestibular).

Nas visitas os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios, salas de aula, estrutura e hospitais que fazem parte da estrutura acadêmica do oeste e sudoeste do Paraná, cumprindo assim, um dos objetivos do projeto.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, a senhora Leocardia Andreolli que acompanhou os alunos nas visitas, “é de extrema importância essa proximidade, pois é uma oportunidade única que o município teve através do projeto e que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade da vida acadêmica”.

A próxima etapa do projeto será a parte prática, aonde os alunos irão para o mercado de Trabalho conhecer o dia-a-dia das profissões.