Realeza, 19 de November de 2018 - Paraná - BR

Profissionais da Educação de Realeza participam de Curso de Formação

Atenta às necessidades dos profissionais da rede municipal, a Secretaria de Educação de Realeza busca oferecer a formação necessária às atividades do cargo, de forma a proporcionar subsídios para que os educadores possam enriquecer e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, bem como, utilizar metodologias diversificadas a partir da incorporação de novos conhecimentos.

Com esse objetivo, os profissionais da Educação participaram de uma palestra, no dia 20 de agosto, na Casa da Cultura, com o professor Cleber Fabiano da Silva, de Curitiba, Doutorando e Mestre em Educação, graduado em Letras, professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Ministra palestras, cursos e oficinas e é contador de histórias. Com muito dinamismo e criatividade, o palestrante, abordou a temática da contação de histórias sugerindo, demonstrando e apresentando as diversas técnicas possíveis de serem empregadas para gerar o encantamento nos pequenos leitores, encantamento este, necessário para despertar o gosto pela leitura.

Contar histórias é uma atividade que ocupa a imaginação humana há milhares de anos e pode ser utilizada como ferramenta para divertir, ensinar, reforçar conteúdos entre outros. É um instrumento muito importante que, além de potencializar o aprendizado, contribui para o desenvolvimento da personalidade dos alunos de maneira significativa, desperta o senso crítico e valores tais como bondade, compaixão, perdão…, além de potencializar o aprendizado e ser o “passaporte” para o letramento efetivo.

Com sua técnica incomum de palestrar, o professor Cleber agradou ao público que se mostrou entusiasmado para colocar em prática os ensinamentos aprendidos em atividades relacionadas ao projeto de leitura “Minha escola lê” que está sendo desenvolvido em todas as escolas municipais.