Realeza, 26 de outubro de 2021 - Paraná - BR

PREFEITO PAULO BATERIA INAUGURA ASFALTO NO BAIRRO CAZACA

Numa modalidade pioneira em nossa região, no sistema de reaproveitamento de material fresado para a confecção de asfalto.
Através de doação do DER – Departamento de Estradas e Rodagens, o município recebeu esse material que é retirado das rodovias que serão recapeadas, fazem todo o processo de produção de pedra, mistura da lama asfáltica e o resultado é o asfalto, propriamente dito.
Esse formato gera uma economia considerável aos cofres públicos. Cerca de 1/3 (um terço) do valor que seria gasto na construção de um asfalto normal, foi investido neste novo sistema, que fica mais barato inclusive do que calçamento.
Nilso Chiapetti – Técnico de Estradas e os engenheiros do DER Lucas Vivian e Hemanuel Augusto, estiveram presentes na inauguração e destacaram que o DER está orientando outras prefeituras para pegar o exemplo de Realeza, pelos benefícios, reaproveitamento de material e principalmente economia.
A obra foi realizada no Bairro Cazaca, em duas quadras na Rua Chile e duas na Av. Getúlio Vargas e faz parte de um experimento que deu certo, pois foi a primeira vez que a malha asfáltica foi colocada diretamente numa estrada de chão de terra.
Importante destacar também que a obra faz parte de um cronograma de ações que estão sendo executadas desde o início da nova administração e outras ruas serão contempladas, assim que chegar mais material.
Desta forma, pedimos a compreensão da população dos demais bairros, para que tenham paciência e empatia e aguardem os setores desenvolverem seu trabalho com planejamento e organização.
O Diretor da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo explica o processo técnico da confecção do material, a Engenheira da Prefeitura Franciele fala do projeto inovador e da economia e o Vice- Prefeito e Secretário Moacyr Oldra e o Prefeito Paulo Bateria destacam mais essa grande ação por parte da gestão pública.