Realeza, 09 de December de 2018 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

Ministro Paulo Bernardo estará em Realeza testando projeto-piloto de internet rural

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estará na sexta-feira, 04 de maio, em Realeza, para testar o projeto-piloto de serviços de internet para a zona rural. O evento acontecerá na comunidade de São Roque, às 14 horas.

São dois sistemas implantados pela Oi no município, na comunidade de Maravilha e Martins.

Os testes estão sendo realizados nos municípios de Morretes, Antonina e Realeza, no Estado do Paraná, além de Manaus e Brasília (localidades selecionadas por possuírem diferentes aspectos geográficos). O objetivo da testagem é mostrar a importância da faixa de 450 MHz para levar telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga para a população rural do Brasil.

O projeto-piloto de uso da faixa será realizado pela operadora Oi, para verificar o comportamento da faixa em termos de capacidade de cobertura e velocidade de tráfego de dados em diferentes condições de campo.

A licitação da faixa de 450 MHz está sendo realizada Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A estimativa é que mais de 24 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo sistema depois que a tecnologia começar a ser efetivamente implementada.

Dentro da política do Governo Federal de ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações, a faixa de 450 MHz foi destinada para o atendimento rural e áreas remotas, devido a sua característica técnica de possibilitar a cobertura de grandes extensões geográficas com menor custo. A velocidade da conexão de dados será de aproximadamente 300 kbps.

O decreto nº 7.512/2011, assinado em junho do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, estabeleceu metas de universalização para serviços de telecomunicações. O decreto determina que o uso da faixa de 450 MHz deve promover a ampliação dos serviços de telecomunicações de voz e de dados nas áreas rurais e nas regiões remotas e fornecer banda larga, de forma gratuita, a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação do serviço. A abrangência geográfica desses serviços deve ser de 30 quilômetros a partir da mancha urbana da cidade, em direção à área rural.

Com informações da assessoria do Ministério das Comunicações

SERVIÇO

Teste do projeto-piloto de internet na zona rural de Realeza, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo
Local: Comunidade de São Roque, cerca de 5 quilômetros do Centro de Realeza, saída para Cascavel. (Ponto de Referência: Posto da Polícia Rodoviária Estadual)
Data e horário: Dia 04 de maio, sexta-feira, às 14 horas.