Realeza, 22 de julho de 2019 - Paraná - BR

II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Realeza

No último dia 13, foi realizada na Casa da Cultura a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”.

O evento foi organizado pelas secretarias de Assistência Social, Agricultura, Educação e Saúde e contou com a presença de educadores, estudantes, representantes dos sindicatos rurais, cooperativa da agricultura familiar e agricultores.

Para enriquecer o evento a professora Pós-Doutora Rozane Márcia Triches, da Universidade Federal da Fronteira Sul, ministrou a palestra principal  e destacou a importância de todas as pessoas terem acesso garantido e ininterrupto à alimentação adequada e saudável por meios próprios e sustentáveis. Momentos como esse, enfatizam o respeito, proteção, promoção dos direitos humanos com políticas públicas que incluam progressivamente e prioritariamente a população vulnerável.

Nesse sentido, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA têm como objetivo oportunizar e fortalecer o diálogo e a cooperação entre órgãos governamentais e entidades não governamentais em promoção e defesa da Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante o evento foram discutidas e apresentadas propostas que contemplavam os três eixos que nortearam a conferência, com o intuito de avaliar e aprovar propostas para serem encaminhadas para a conferência regional que acontecerá em Francisco Beltrão, no próximo mês.