Notícias

Realeza, PR °min °max

I Encontro Regional de Saúde Mental

O Município de Realeza sediou o I ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL realizado nessa última quinta-feira, 25 de Setembro na Casa da Cultura. O Evento contou com a participação de 20 Municípios do Sudoeste do Paraná, envolvendo tanto Profissionais em Saúde Mental quanto os Pacientes e contou também com o apoio e participação da 8ª Regional de Saúde, envolvendo aproximadamente 400 pessoas.

Esse Evento teve como objetivo integrar os pacientes em saúde mental do sudoeste do Paraná, fortalecer a Rede de Saúde Mental do sudoeste do Paraná, bem como estabelecer um evento anual entre os municípios pertencentes a 8ª regional.

A recepção iniciou às 12:00 hrs com a chegada dos municípios convidados, logo foram direcionados ao anfi-teatro da Casa da Cultura Antônio Bacin de Realeza, o Evento iniciou às 14:00 com a fala do prefeito Municípal Milton Andreolli, que destacou a participação dos municípios nesse importante evento em saúde mental e agradeceu a participação de todos, após a abertura oficial os visitantes apreciaram uma performance Circense realizado pela Companhia de Circo do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin de Realeza, na sequencia com uma apresentação musical Gauchesca de João Pedro Locatelli, de 11 anos de idade, interpretando Menino da Porteira, utilizado a gaita como instrumento musical e finalizando essa primeira parte o Presidente do Grupo de Théspis de Francisco Beltrão, Vilmar Mazetto palestrou aos visitantes, destacando a importância da adesão ao tratamento, protagonismo individual, responsabilidades, participação social e disciplina no tratamento.

A segunda parte do Evento separou-se profissionais de Saúde Mental dos Pacientes. Os profissionais permaneceram no anfiteatro da Casa da Cultura para a Reunião do Comitê Regional de Saúde Mental, enquanto os pacientes foram divididos em 3 oficinas temáticas: Culinária, Filtro dos Sonhos e Intercâmbio do Conhecimento, realizado em outros ambientes da Casa da Cultura.

Na Reunião com os profissionais de Saúde mental, a Gestora Maria Isabel da 8ª Regional iniciou sua fala destacando a participação dos municípios nos eventos regionais, o fortalecimento da Rede em saúde mental e também a criação dos Comitês Intersetoriais em Saúde Mental, enfatizou que os municípios devem estar criando até o final de 2014, após o Psicólogo Emerson Sgarbossa, apresentou os principais projetos desenvolvidos em Realeza com as parcerias da Saúde, Educação e Assistência Social, como: Fortalecimento de Vínculos, Conduta e Cidadania, Saúde Mental da Mulher Realezense, Prevenção nas Escolas e outros, encerrando assim a parte com os Profissionais.
Nas oficinas com os Pacientes, a oficina de Culinária foi conduzida pela professora Janice Portiglioti, com auxílio de algumas pacientes de Realeza, a oficina ensinou os seus participantes várias formas de confeitar CUPKAKE.

Já a oficina de “Filtro dos sonhos” foi realizada pelos Acadêmicos da UFFS REALEZA: Paulo Roberto, Guilherme Augusto, Mauricio e Daiara. A Terceira oficina: O intercâmbio de Conhecimento foi conduzido pelas Entidades de Realeza, através da representante da Pastoral da Criança Carme Cerutti, que deu abertura falando sobre a Semana da Vida, em seguida o Acadêmico de Educação Física Ricardo Batistella destacou a importância da atividade física e realizou algumas dinâmicas com os participantes, subseqüentemente as acadêmicas de Nutrição da UFFS falaram de alimentação saudável e finalizando a oficina a Pedagoga Rita de Cassia Lima falou sobre Autonomia e Participação Social e encerrou-se o evento com Cofee Break.

Dessa forma, a Administração Municipal, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação agradecem a participação dos municípios visitantes e de todos que se envolveram de alguma forma nesse projeto: Funcionários, Equipe organizadora, Comitê de Saúde Mental, Entidades de Realeza, Centro Juvenil, Escolas em Tempo Integral, Conselho da Comunidade, CAPS, CRAS, funcionários da Casa da Cultura e outros.