Notícias

Realeza, PR °min °max

Formação para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental

No ano passado 25 professores participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Realeza. O Pacto é um compromisso assumido pelo Governo Federal, estados e municípios com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Foram cento e vinte horas de muita leitura, discussão e troca de experiências entre os professores participantes abordando Alfabetização e o Letramento. Neste ano o trabalho se desenvolve dentro da linguagem Matemática.

A adesão da Secretaria de Educação e o apoio oferecido demonstram a preocupação com a melhoria da qualidade do ensino: O Pacto tem um caráter formativo e pedagógico, sinônimo de ética e autonomia, através da responsabilidade que cada um assume em seu município. É vivenciar de forma interdisciplinar os conhecimentos, é transformar o saber docente, é apostar com muita resistência e perseverança, é um passo certo, um compromisso pela infância.

É importante salientar que os professores participantes tem levado esse conhecimento para suas salas de aula, contribuindo na melhoria da aprendizagem e tornando as aulas mais significativas e prazerosas para os alunos.

Na foto, as professoras do primeiro ano da Escola 24 de Junho com a escritora Cléo Busatto, mostrando um trabalho desenvolvido na escola com base na obra: Livro dos números, bichos e flores. Esse livro faz parte do acervo recebido nas escolas dentro do programa do Pacto. O trabalho contou também com a colaboração das professoras de Artes e Literatura da escola.