ExpoReal 2012 começa hoje em Realeza

Hoje, quinta-feira (08), às 18h30, começa a 4ª ExpoReal – Feira Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômica de Realeza, e segue até o domingo, no Centro de Eventos. O evento abre as comemorações do cinquentenário do município, que completa 49 anos de emancipação político-administrativo no dia 12 de novembro, segunda-feira.
São mais de 200 estandes internos e externos, com empresas de Realeza e região. No setor agropecuário são mais de 80 animais em exposição, entre gado de corte e leite, caprinos, e pequenos animais. No restaurante da feira acontece os almoços e jantares com pratos típicos do município. E para diversão e entretenimento, está disponível um helicóptero para passeios aéreos, além do parque de diversões.

Na arena de shows, coberta e com capacidade para sete mil pessoas, acontecerão os shows de Milionário & José Rico na quinta-feira, João Bosco & Vinícius na sexta-feira (feriado municipal), no sábado de Munhoz & Mariano, e domingo de Conrado & Aleksandro. O pacote de ingressos custa R$ 50,00 e está disponível na Comissão de Organização na entrada do Centro de Eventos.
A visitação no Centro de Eventos é gratuita. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas visitem a ExpoReal nos quatro dias de feira. O parque está localizado na Avenida Rubem César Caselani, Centro, na saída para Cascavel. O estacionamento com segurança fica ao lado das instalações.

Histórico

A 1ª ExpoReal – Exposição Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômica de Realeza, foi realizada na Praça Central do município, do dia 10 a 12 de novembro de 2006.
Os estandes, cerca de 100 espaços, foram improvisados no Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei, e nas Avenidas Bruno Zuttion e Rubem Cesar Caselani, que também recebeu um restaurante na tenda servindo comidas típicas.

Junto com a exposição também foi realizado o 4º Feirão de Automóveis e Máquinas Agrícolas. Um palco foi montado para apresentações de bandas regionais, nos dias 10 e 11, e no dia 12 para o show da cantora Patrícia Lima, todos gratuitos.
Um local próprio para a realização da ExpoReal foi a novidade na segunda edição da exposição em 2008. O Centro Municipal de Eventos ou Parque de Exposições, foi adquirido pela Prefeitura, com área de 50.000,00 m², sendo um dos maiores da região Sudoeste.

O local foi preparado e reformado com sete barracões cobertos, três restaurantes, lanchonetes externas, área administrativa, 750 m² para o setor agropecuário, 1.700 m² para o parque de diversões, e 2.300 m² para os shows. Foram preservados um barracão, e a chaminé da antiga empresa Cazaca (Caselani, Zanchet e Camilotti) que funcionava no local, para ser criado um museu contando a história da empresa pioneira de Realeza.
A ExpoReal aconteceu do dia 13 a 16 de novembro de 2008, com cerca de 150 estandes internos e externos, almoços e jantares com comidas típicas, apresentações culturais, Seminário Regional de Leite, exposição de gado e julgamento de gado leiteiro. E os shows; com a Banda G10, Eric & Henrique, e Maurício & Mauri. Cerca de 30.000 pessoas de toda a região passaram pelo Centro de Eventos nos quatro dias de exposição.

Em 2010, a ExpoReal aconteceu do dia 12 a 15 de novembro no Centro de Eventos, que no mesmo ano foi ampliado, recebendo um espaço exclusivo para realização dos shows, aumentando a área total em 55.093,28 m², e também cedeu espaço para a instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Realeza. Foram cerca de 180 stands internos e externos na edição de 2010.
Os shows foram a atração maior naquele ano, sendo; João Carreiro & Capataz, Jeann & Julio, e Teodoro & Sampaio. Também aconteceram os tradicionais almoços e jantares com pratos típicos. Estima-se que mais de 40.000 pessoas passaram pelo parque nos quatro dias de exposição.