Notícias

Realeza, PR °min °max

ESCOLHA OS CONSELHEIROS TUTELARES DO SEU MUNICÍPIO

No dia 04 de Outubro de 2015, acontecerá em todo o Brasil o 1º Processo Unificado para a Escolha dos Conselheiros Tutelares. Em Realeza, o pleito ocorrerá das 08h às 15h, em urna eletrônica, na Escola Municipal 24 de Junho.
Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar de Realeza é composto por cinco conselheiros, escolhidos pela população, com mandato de quatro anos, iniciando em 10 de Janeiro de 2016. O processo de escolha dos membros é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e fiscalização do Ministério Público.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos e que possua título de eleitor – desde que inscrito no município até 10/07/2015 – pode votar. A votação é direta, secreta e facultativa.
Para que os eleitores do interior possam votar, serão disponibilizadas duas rotas para o transporte dos munícipes, conforme descrição a abaixo:

Rota 1: Inicia na Linha Marmelândia, passa no Distrito de Flor da Serra, Vila Nova, Sertaneja, São Roque e Alto Boa Vista.
Rota 2: Inicia no Distrito do Saltinho, passa pela Linha Martins, Brasília, Maravilha, São Jorge, Santa Terezinha e Alto Sarandi.
Ambas, tem horário previsto para saída às 08h e retorno às 11h.

Confira a lista com o nome e o número dos Candidatos: