Empossados os novos conselheiros tutelares de Realeza

Os novos conselheiros tutelares de Realeza, eleitos no dia 15 de setembro, foram empossados em solenidade realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Realeza, na tarde de terça-feira (09).

O Conselho Tutelar será composto pelo presidente João Bento Emiliano, membros Mário Hoinatz, Francisco Périco, Oneide Zanandrea, e Janete Rottava, com mandato para três anos.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Eduardo Gaievski (PT), juiz de direito Pedro Ivo Lins Moreira, promotor João Carlos Negrão, secretários municipais, e população.

A presidente em exercício, Andréa Meira, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), destacou aos conselheiros o trabalho que será desenvolvido principalmente com as crianças e adolescentes, dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a lei, crianças são indivíduos de até 11 anos, e adolescentes de 12 aos 18 anos de idade. Entre essas fases, existe a importância da orientação, muitas dificuldades podem ser superadas ao ter uma intervenção adequada, toda a criança e adolescente precisa de auxílio para que o caminho do desenvolvimento seja menos turbulento.

Para isso, surge a importância do Conselho Tutelar, na orientação dessa demanda, e também aos pais que com tantas adversidades na atualidade também encontram dificuldades, em educar. E para que o conselheiro seja eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, precisa superar o senso comum e o comodismo, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e empenho. Para ser um conselheiro válido deve incorporar em suas ações o compromisso com o bom resultado. Lembrando sempre de relacionamento com as pessoas e com a comunidade como um todo.