Educação infantil de Realeza recebe livros didáticos do sistema Positivo

A Secretaria Municipal de Educação de Realeza inovou mais uma vez. A partir deste ano, em projeto inédito na região, os alunos e professores da rede pública municipal dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e dos prés das Escolas Municipais receberão Livros Didáticos Integrados (LDI) do sistema Positivo.

A novidade para as professoras e diretoras das instituições foi apresentada durante o início da capacitação em preparação ao ano letivo de 2012, realizada na Casa da Cultura Professor Antonio Baccin, na noite de quarta-feira (1º).

A responsável pela apresentação foi a coordenadora pedagógica regional da Editora Positivo, Fátima de Castro, que mostrou um vídeo sobre o sistema Positivo, e explicou sobre o projeto. “Será um desafio, mas terá mais orientações para nortear as aulas”, destacou Fátima, sobre os livros.

Serão cinco grupos (G1 ao G5) de livros, os quatro primeiros aos alunos dos CMEIs, divididos por ano. Serão livros diferenciados aos alunos, professores e diretores, cada um também terá uma chave de acesso ao portal Aprende Brasil na Internet, onde haverá mais conteúdos.

Para a professora Rosecler da Rocha, da Escola Menino Jesus, os livros serão muito úteis aos professores. “No planejamento passado foi solicitada à Secretaria de Educação apostilas para o apoio as aulas. Neste ano teremos um material de apoio para suprir esta necessidade, é um material de ótima qualidade, com isso o nível da educação em Realeza que já é bom será ainda melhor”, disse a professora.

Estes livros didáticos são semelhantes aos utilizados nas escolas particulares, mas para educação infantil este projeto é inédito, no mercado não havia livros que atendessem a necessidade destes alunos, explica a secretária de educação, Leocárdia Andreolli, destacando também que “é um investimento do município inédito na região, estamos sempre procurando melhorar e desenvolver os alunos desde os primeiros anos, assim nos anos seguintes teremos estudantes cada vez mais capacitados e dedicados”.

A capacitação pedagógica com todas as professoras da rede pública municipal continuou na manhã de quinta-feira (02), na Casa da Cultura, com professores do Núcleo Regional de Educação. E na sexta-feira (03), o dia todo, com a oficina de sensibilização para educadores, com a professora Alcita Coelho, musicista pela Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Na segunda-feira (06) e terça-feira (07), acontece o planejamento por séries na Escola Municipal Independência, no Bairro São José.

Melhorias nas infraestruturas

Diversas melhorias também foram realizadas nas Escolas Municipais de Realeza, como pintura das salas e fachadas das instituições. Nos CMEIs também foram pintadas as fachadas, e todas as instituições receberam aparelhos climatizadores. A quadra esportiva da Escola Independência recebeu grama sintética, outro investimento inédito da Administração Municipal.

As aulas nas escolas municipais iniciam no próximo dia 8, quarta-feira.