Notícias

Realeza, PR °min °max

EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE, REALEZA É REFERÊNCIA NA REGIÃO

                A cidade de Realeza está em uma situação privilegiada de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que avalia saúde, educação e emprego de renda.
IFDM educação: 0,9383
Ranking estadual geral: 3º lugar
            A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Geraldina G. Bedin, explica que “alguns fatores são determinantes quando se trata de garantir a qualidade da educação. Para promover a aprendizagem são necessárias práticas pedagógicas coerentes à realidade dos alunos e professores valorizados e em formação continuada. Um ensino de qualidade depende em grande parte do papel do professor, por isso, a Secretaria de Educação oportuniza constantemente encontros, palestras, cursos e grupos de estudo a todos os profissionais da educação.
            A permanência dos alunos nas escolas também é fundamental e podemos assegurar que a taxa de evasão escolar é 0% e 100% das crianças na faixa etária de ensino obrigatório são atendidas.
            Outro fator importante é a Escola em Tempo Integral. O município tem 04 das 06 escolas atendendo em tempo integral e as duas Escolas do Campo com jornada ampliada através do projeto Mais Educação.
            Ampliar o tempo da criança na escola é um grande desafio. Não basta oferecer uma variedade de atividades para preencher o tempo, elas precisam estar relacionadas aos conteúdos do currículo base bem como complementar e reforçar o que é fundamental para o desenvolvimento pleno do aluno.
            As crianças atendidas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) recebem a mesma atenção. Os espaços são adequados, a infraestrutura é de excelente qualidade e os materiais lúdicos e pedagógicos são selecionados criteriosamente, para oferecer o melhor, nessa primeira etapa da educação.”
            A SME inicia o ano avaliando e projetando novas ações que visam dar ainda mais qualidade e destaque para a educação do município.