Notícias

Realeza, PR °min °max

Dia dos Avós em Realeza

Comitê de Saúde Mental de Realeza junto com o Departamento de Assistência Social, promoveram no último dia 25 de julho um encontro especial aos avós de Realeza, em comemoração ao dia dos avós.

Com o clube dos Idosos Unidos na Fé, realizou-se um encontro com várias atividades, com objetivo de resgatar a história de vida desses idosos, através de objetos simbólicos, cantigas de rodas, brinquedos e relíquias conservados em suas casas, significantes e que fizeram parte da usa infância.

No encontro o Comitê de Saúde Mental de Realeza através dos seus membros: Secretária de Assistência Social Leocardia Andreolli, Psicólogo Emerson Sgarbossa, As Assistentes Sociais Cheila Muneron e Fernanda Parizotto, as Professoras Lucimar Johansson, Salete Ivete Zamarchi Grolli e Mari Viana e também a Coordenadora das oficinas do CAPS Eunice Zilio, realizaram a abertura oficial do evento e fizeram uma pequena palestra, enfatizando o surgimento da data do dia dos avós, o papel fraterno da vovó e vovô, o envolvimento com os netos e responsabilidades que possuem na sociedade, bem como, a importância do auto-cuidado e a promoção da Saúde Mental na terceira idade.

Após esse primeiro passo, a professora Lucimar Johasson, conduziu no resgate das cantigas de rodas, que marcaram épocas e fizeram parte da infância dos vovós, como: “ciranda cirandinha”, “Terezinha de Jesus”, “alecrim Dourado” e outros. Em seguida alguns dos participantes trouxeram suas “relíquias” que estão guardadas a muito tempo e tem um significado em sua vida. Cada idoso apresentou os objetos a todos, relatando a importância que esses objetos a si.

Para completar o Evento, em parceria com a Secretaria de Educação, a escola JK de Realeza, através dos alunos do 5 ano coordenados pela Diretora da escola Elizandra Rizzi, participaram do evento com intuito de interagir as crianças “netos” com os avós. Nessa integração, buscou-se contemplar as brincadeiras de rodas, que fizeram parte da infância dos avós, passando essa cultura para a nova geração, e em contra partida os alunos que fazem parte dessa nova geração, envolveu os idosos com brincadeiras atuais.

Encerrou o evento agradecendo a participação dos idosos, que compareceram em grande número e entregou-lhes uma lembrança dessa data.

Com os avós do Centro dia, conforme cronograma mensal na última sexta-feira de cada Mês é realizado a Santa Missa, com a participação e auxilio de várias entidades. Antes da realização da Missa foi realizado uma homenagem a todos os avós do Centro Dia, referente ao dia dos avós e foi entregue uma pequena lembrança.

Com o resultado, firmou-se compromisso com os idosos em estar realizando esse evento anualmente, a fim de estar vivenciando e comemorando essa data com pessoas importantes na vida de todos, os avós.