Realeza, 18 de setembro de 2018 - Paraná - BR

Conselho Municipal de Saúde realiza sua primeira reunião do ano

O Conselho Municipal de Saúde de Realeza – Pr realizou sua primeira reunião do ano na tarde desta Terça-feira, 11 de Fevereiro no auditório da Prefeitura Municipal. Os 26 membros do Conselho para o biênio 2014/2015 representam os seguintes segmentos: governo; prestadores de serviços; trabalhadores da área da saúde e segmento dos usuários. O Prefeito municipal Srº Milton Andreolli e os vereadores Kabinho e Izaias prestigiaram a reunião.

Na ocasião, ganharam destaque a importância da participação ativa dos membros e entidades que representam. “A participação é fundamental, porque todas as ações de saúde passam pelo Conselho Municipal de Saúde, para assim criarmos e propormos coisas novas juntos”, realçou a presidente do Conselho, Enfº João Carlos.

Dos assuntos em pauta, foram aprovados: o Plano de contingência da Dengue Municipal e o VIGIASUS, com algumas indicações realizados pelos conselheiros.

As cirurgias eletivas também esteve em pauta onde foi formada uma comissão com aprovação do conselho para discutir mais especificamente o assunto com os hospitais prestadores desses serviços.

A questão dos atendimentos de Urgência e Emergência realizados pelo Hospital São Francisco de Francisco Beltrão ao município, também será discutido, juntamente com o ministério público e o prefeito municipal uma vez que os mesmos não estão ocorrendo.

Alguns avanços ocorridos, após discussão em plenária do conselho no ano de 2013, foi o início das atividades do CAPS (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) e a reativação do comitê de mortalidade Infantil.

“As reuniões do Conselho Municipal de Saúde são imprescindíveis. Além disso, como os conselheiros são cidadãos de diferentes áreas da comunidade, recebemos diversas contribuições”, relatou Enfº João Carlos.