Notícias

Realeza, PR °min °max

Conhecendo a Administração Pública

A Prefeitura Municipal junto com as Secretarias de Administração, Saúde, Assistência Social e Educação realizaram o projeto ‘Conhecendo a Administração Pública’. O projeto foi executado na última Sexta-feira (12/09) nos departamentos da Administração Municipal.
Essa atividades atendeu 50 alunos do ensino médio e fundamental que participam do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, os alunos foram separados em quatro grupos conforme identificação e cada grupo conheceu um departamento específico.

Inicialmente no departamento de saúde o grupo foi recebido e conduzido pelo Psicólogo Emerson Sgarbossa e pela Secretária de Saúde Eliete Pimenta, que apresentaram todo o funcionamento dos serviços, iniciando pelo PSF II Aldo Mengue (Programa Saúde da Família) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde os adolescentes passaram pelos profissionais da Enfermagem Alexandra Bonadiman, o Dentista Marcos, a Fisioterapeuta Nadiane e também a Coordenadora dos serviços do CAPS, Eunice Zilio que apresentaram suas responsabilidades e funções no setor. Após essa passagem os adolescentes foram levados para o Posto Central, onde foram recebidos pela Secretária de Saúde Eliete Pimenta que apresentou a eles todo o sistema de Saúde Realezense, levando-os, na farmácia básica, Recepção, Agendamento, apresentando o quadro de profissionais que atuam no SUS, estrutura física e todo o serviço complementar como Pronto Atendimento, SAMU, outros Postos de Saúde (interior e cidade), vacinas, campanhas entre outros.

Já na assistência Social os adolescentes foram recebidos pela Secretária de Assistência Social Leocardia Andreolli em que explanou todo o funcionamento dos projetos da Assistência de Realeza, a função do CRAS e todas as ações e parcerias que são realizadas, como: Cursos em parceria com a Agência do Trabalhador, Casamento Comunitário, Programa Bolsa Família e suas Condicionalidades, Visitas Domiciliares, além dos projetos: Adolescente Cidadão, Adolescente Integrado, Gestante Consciente, Mulher independente, Fortalescimento de Vínculos, Centro dia e Centro de Convivência do idoso, Clube de Mães, entre outros.

Na Educação, o grupo de Adolescentes foram recebidos pela Coordenadora Eliane Vendrusculo em que apresentou a eles a Secretaria de Educação de Realeza e todas as profissões e serviços envolvidos nesse setor e também conduziu o grupo na Escola em Tempo Integral Universidade da Criança, apresentando toda a estrutura, gestão e importância dessa instituição no ensino educacional de Realeza.
E o último grupo foi para a Administrção Pública e Gabinete do Prefeito, os adolescentes foram recebidos pela Chefe de Gabinete Rita de Cassia, em que a mesma apresentou todos os departamentos da Prefeitura, como: Licitação, Contabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Tributação, Finanças, Agricultura e Meio Ambiente e encerrando o projeto no Gabinete do Prefeito onde foram recebidos pelo Prefeito Milton Andreolli que atendeu os adolescentes nas dúvidas e explicações necessárias sobre sua função no Município.
Esse projeto tem como objetivo integrar a comunidade no conhecimento dos Serviços da Administração Municipal, principalmente os Adolescentes que estão se preparando para o Mercado de Trabalho, possibilitando assim o conhecimento e funcionamento das repartições públicas, toda a execução, profissionais, Gestão e também normas e leis que se referem ao Poder Executivo. Assim, outros grupos estudantis municipais e estaduais que quiserem fazer parte desse projeto devem entrar em contato com o CRAS.