Realeza, 23 de outubro de 2018 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

Começa a vacinação contra o HPV em Realeza

Começou nesta terça-feira, no Posto de Saúde central de Realeza a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano).

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero de todo o mundo. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. No Brasil, a doença é a terceira causa de morte entre as mulheres, ficando atrás dos tumores de mama e colorretal.

Devem comparecer aos postos de vacinação, acompanhadas dos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nascidas entre 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003.
O processo de imunização ocorre em três fases. Em setembro, as adolescentes terão que tomar segunda dose. A última deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Em 2015 serão vacinadas meninas de nove a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos nove anos de idade.

De acordo com a enfermeira Talita Tremêa, a vacinação ocorre apenas no Posto de Saúde, portanto é necessário e as crianças e adolescentes devem procurar o Posto levando consigo, a carteira de identidade e do cartão de vacina pois desta forma já se faz o acompanhamento das demais vacinas que normalmente são realizadas.