Beneficiários do Bolsa Família e Leite das Crianças participam de reunião

As famílias de Realeza beneficiárias do programa federal Bolsa Família e do programa estadual Leite das Crianças participaram na tarde de terça-feira (13), na Casa da Cultura, de reunião para receber algumas informações repassadas pelos comitês gestores dos programas no município.

Em Realeza, o programa Leite das Crianças beneficia 310 crianças de seis meses a três anos de idade, de baixa renda. Cada família recebe um litro de leite por dia, as entregas acontecem três vezes por semana nas escolas estaduais.

É obrigatório a pesagem da criança para o controle de nutrição. Agora o cronograma de pesagem será o seguinte; todos os meses serão pesadas as crianças de 6 meses a 1 ano de vida, para crianças de 1 ano a 2 anos a cada três meses, e para crianças com mais de 2 anos de idade a pesagem acontece a cada semestre. Os locais e horários de pesagem serão divulgados nas rádios locais.

Caso aconteçam três faltas seguidas, ou de seis a nove faltas alternadas, na retirada dos litros de leite, o sistema bloqueia automaticamente o benefício. Também é obrigatória a assinatura da lista com os nomes dos beneficiários todos os meses nas escolas.

No programa Bolsa Família são 570 famílias no município, que recebem benefícios variando de R$ 32,00 a R$ 306,00, e que tenham renda limitada a R$ 140,00.

Os recadastros do programa estão sendo realizados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para quem mudou a renda familiar, aumentou o número de pessoas na família, mudou de endereço ou de escola. E os novos cadastros estão sendo realizados na prefeitura, na secretaria de assistência social, todas as quartas-feiras.

Os documentos necessários para o cadastro ou recadastro são: declaração de matrícula da escola, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de rendimento, documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, e carteira de trabalho).

É obrigatório que as crianças das famílias beneficiárias do bolsa família frequentem a escola, participem das pesagens, tenham a vacinação em dia (tanto mães quanto filhos), realizem pré-natal e recadastramento. Os jovens, de 15 a 17 anos, das famílias beneficiárias do Bolsa Família podem participar do PROJOVEM, que está com inscrições abertas no CRAS.

Outros benefícios para famílias de baixa renda são; para donas de casas um novo programa para contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), teleaulas sobre empreendedorismo, e programa fortalecimento de vínculos para mães, entre outros. Todas as informações sobre cursos e benefícios estão disponíveis no CRAS, pelo telefone (46) 3543-3700, e na secretaria de assistência social, pelo telefone (46) 3543-1122.