Notícias

Realeza, PR °min °max

Alunos dos CMEIs recebem suplemento alimentar

Cerca de 160 crianças de dois Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Realeza passaram a receber um suplemento alimentar, NutriSUS, na alimentação escolar. A ação é do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Educação e da Saúde.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação nos CMEIs Pingo de Gente e Pequeno Príncipe, com a coordenação da nutricionista Mayara Borsa.
A ação consiste na adição de um sachê (1 grama) em uma das refeições diárias das crianças contendo Vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, ferro, zinco, cobre, selênio e iodo. As crianças com idade entre 6 meses e 48 meses recebem a suplementação por 60 dias, com intervalo de quatro meses para absorção do ferro e dos demais nutrientes, e na sequência novo ciclo de 60 dias para completar a ação.
Antes de iniciar o programa, os pais receberam esclarecimentos sobre os objetivos dessa iniciativa e os benefícios para as crianças e após autorização dos mesmos a ação teve início na prática.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a fortificação dos alimentos com micronutrientes, como alternativa à suplementação com ferro isolado, com o intuito de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças.