Administração Municipal presta conta do quadrimestre

Aconteceu na tarde de sexta-feira (17), na Casa da Cultura, a Audiência Pública quadrimestral com prestação de contas da Administração Municipal de Realeza.

A prestação de contas é obrigatória pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e solicitada pela Câmara Municipal de Vereadores. Em Realeza, o presidente do legislativo, Núbio Winck, abriu a audiência.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Kichel, apresentou a prestação de contas e relatório de gestão dos direitos da criança e do adolescente do 5º e 6º bimestre.

Após, aconteceu a prestação de contas do executivo com apresentação dos dados técnicos de cada departamento municipal, apresentado pela chefe de controle interno, Marulê Madalena Giraldi Walter, e o contador Vanderson Perico. Segundo dados, o município de Realeza encerrou o ano de 2011 com arrecadação superior a R$ 27 milhões, e despesas próximas a R$ 26 milhões.

Também foram arrecadados mais de R$ 10 milhões em recursos do Governo Federal e Estadual, nos quatro anos da atual Administração Municipal, para construção de escola, centro de educação infantil, reforma de postos de saúde, equipamentos agrícolas, asfalto, sinalização, entre outros.

O prefeito Eduardo Gaievski, apresentou fotos dos investimentos da Administração Municipal, e anunciou mais recursos ao município. “Estaremos inaugurando mais empreendimentos nos próximos meses, e também investimentos mensais, além de recursos para empresas, e liberação de mais cinco loteamentos”, destacou Gaievski.

Outro destaque relatado pelo prefeito foi o orçamento participativo, onde cada comunidade ou bairro define com a Administração Municipal as prioridades de investimentos e melhorias conforme necessidade de cada localidade.

Próximo de 600 pessoas acompanharam a Audiência Pública, entre funcionários municipais e população realezense. “É muito importante que a população e funcionários municipais acompanhem a prestação de contas municipal. Uma das marcas da Administração Municipal de Realeza é a transparência, a cada quadrimestre realizamos a prestação de contas, também todo mês é atualizado o painel na Praça Central, e agora também através da internet pelo site da prefeitura”, finalizou o prefeito.