Realeza, 22 de julho de 2019 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

1ª TARDE DE CAMPO: DIFERENTES SISTEMAS DE PLANTIO DE HORTIFRUTI EM REALEZA

No dia 12 de junho de 2019, a 1ª tarde de campo de hortifrutis reuniu cerca de 30 agricultores na propriedade do agricultor Dorvalino Ribeiro, localizada na Linha Nova Brasília, Realeza – PR. No evento, foram vistas diferentes técnicas de cultivos de alface aliado a diferentes sistemas de irrigação.

A realização se deu em parceria com as Secretarias de Agricultura e de Educação, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada – COOPAFI, com o apoio da EMATER. O público alvo eram agricultores que já estão no ramo da atividade e, também, aqueles que têm interesse no plantio e comercialização de hortifrutis.

A tarde de campo resultou do experimento realizado conjuntamente com os profissionais João Paulo Rodrigues (Técnico Agrícola da COOPAFI), Rafaela Amaral (Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura) e Mayara Borsa (Nutricionista da Secretaria de Educação). Para eles, “mostrar na prática o cultivo das hortaliças é extremamente efetivo no sentido de criar condições e oportunidades de plantios e alternativas mais sustentáveis, aumentando assim a rentabilidade e a produtividade, fortalecendo a agricultura familiar”.

O secretário de agricultura, Darlei Andreolli, afirmou que foi a primeira vez que participou de um dia de campo de hortaliças. Ele ainda concluiu que “aquilo que vemos aqui é a realidade, sem maquiagem, práticas simples que podem ser reproduzidas nas propriedades, utilizando diferentes técnicas de cultivo e de manejo para melhorar a produção”.

O projeto apresentado terá continuidade em outras propriedades, a fim de fomentar a atividade de produção de hortifrutis pela agricultura familiar.